Arte Gótica

ARTE GÓTICA




Contexto histórico:
O surgimento da arte gótica está relacionado à expansão urbana do século XII. Resultado da superação da crise dos séculos anteriores com o aumento da produção rural. entre 1150 a 1300, a população do reino da França praticamente duplica, e é um crecimento demográfico que tem como cenário as cidades. Nelas existe uma organização militar possuindo a função primária de garantir a circulação das mercadorias e dinheiros. No entanto, a cidade se constituiu rapidamente em uma entidade jurídica e territorial: nela se concentram no interior de uma estrutura que facilita a coexistência a nobreza, o clero, e as nascente burguesia.




Síntese do movimento:
Os historiadores do Renascimento foram os primeiros a utilizar o termo gótico. Surgido então da relação com a palavra godo, referente a um dos povos bárbaros que invadiu o império romano. Buscou-se através dessa semelhança, caracterizar o estilo gótico como bárbaro, obscuro, carregado de apelos decorativos e com uma exagerada altura das torres.  Essa visão foi amplamente difundida e permanece forte até hoje, com o termo gótico sendo sinônimos de trevas, escuridão e tristeza.



Mobiliário:   
Características: Arcas ou sofres- serviam para guardar roupas e eram usadas como cama ou assento, seriam precursoras dos armários e cômodas.
Cadeiras: Em forma de trono com dossel para os senhores, pessoas de menor importância utilizavam banquetas de drobrar em forma de x.

     

Vestuário:
Características: "Enquanto a Arte Românica tem um carácter religioso tomanddo os mosteiros como referência, a Arte gótica reflete o desenvolvimento das cidades, porém deve-se entender o desenvolvimento da época ainda preso a religiosidade, que nesse período se transforma com a escolástica, contribuindo para o desenvolvimento racional das ciências, tendo Deus como elemento supremo. Dessa maneira percebe uma renovação das formas, caracterizado pela verticalidade e por maior exatidão em seus traços, porém com o objetivo de expressar a harmonia divina."

Música:
Gênero musical: A cultura gótica (chamada de Dark) no início dos anos oitenta apenas no Brasil, é uma cultura contemporânea presente em muitos países. 
Principais músicos e obras: Góticos ouvem e expressam toda sua tristeza e melancolia por músicas tristes e deprecivasm grande maioria das composições do Satanic Black.






Literatura:
Literatura gótica inicia-se no século XVIII, na Inglaterra, com a obra O castelo de Otranto (1764), de horace Walpole. Costuma-se destacar, como algumas das principais características desse tipo de literatura, os cenários medievais (castelos, igrejas, cavaleiros, vilões, os criados), os temas e símbolos recorrentes (segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições.


Geografia:
Como fim da era feudal na Europa, no século XVII, ocorreu o êxodo rural, as pessoas migraram do campo para a cidade em função de ressurgimento do comércio. Assim, p centro de tudo passou a ser as cidades, inclusive o centro da arte. A arte que começou a surgir a partir desse período foi chamada de gótica, pois sua aparência era considerada bárbara. A arte gótica surgiu nas proximidades de Paris, em uma região chamada Ílede-France.



Obras:

Escultura e arquitetura: Sua primeira fase desenvolveu um estilo austero, estilizado, com proporções alongadas e um aspecto geral hierático, desejando transmitir uma impressão de espiritualidade, bastante longe da anatomia real de um corpo. Mas logo evoluiu em direção a um maior naturalismo e realismo, a partir de uma progressiva absorção de influências clássicas e uma maior observação da natureza. Ainda que tratada de forma autônoma, a escultura gótica em suas fases tardias continuou a ser bastante empregada na decoração arquitetural.





Gárgulas:

 
Acreditava-se que as gárgulas eram os guardiões das catedrais e que durante a noite, ganhavam vida. São desaguadouros, limpando os vasos sagrados. foram usadas na decoração no século XIX e no começo do século XX em construções de cidades como Nova Iorque e Chicago. Gárgulas podem ser encontrados em muitas igrejas e prédios.
Uma das mais impressionantes coleções de gárgulas modernas pode ser encontrada na Catedral Nacional de Washington, nos Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário