Arte rococó


                                              O Rococó
              Introdução

  
      O termo rococó, vêm do francês rocaille, que significa "concha",um dos elementos decorativos mais caracteríticos desse estilo.É um movimento artístico Europeu, que aparece principalmente na França entre o Barroco e o Arcadismo. Visto por muitos como a variação "profana" do Barroco.Se desenvolveu no sul da Alemanha,Áustria e principalmente da França,no século xviii.
      Literalmente , o rocoo é o Barroco levado ao exagero.



Síntese do Movimento


      Trata-se de natural desenvolvimento do barroco. Ocorre, porém, que enquanto no século XVII o barroco traduzira na sua energia, nas suas violências expressivas e no seu realismo de inspiração popular, a mentalidade e os interesses da burguesia manufatureira e mercantilista, que estava evoluindo para o estágio industrial e capitalista, em plena marcha para o poder político que conquistará com a Revolução Francesa.


    

         Pintura 


       O estilo Rococó nasceu em Paris em torno da década de 1700, como uma reação da aristocracia francesa contra o Barroco suntuoso, palaciano e solene praticado no período de Luís XIV. Caracterizou-se acima de tudo por sua índole hedonista e aristocrática, manifesta em delicadeza, elegância, sensualidade e graça, e na preferência por temas leves e sentimentais, onde a linha curva, as cores claras e a assimetria tinham um papel fundamental na composição da obra.
       Da França, onde assumiu sua feição mais típica e onde mais tarde foi reconhecido como patrimônio nacional, o Rococó logo se difundiu pela Europa, mas alterando significativamente seus propósitos e mantendo do modelo francês apenas a forma externa, com centros importantes na Alemanha, Inglaterra, Áustria e Itália, com alguma representação também em outros locais, como a Península Ibérica, os países eslavos e nórdicos, e chegando até mesmo às Américas.


                 Escultura                                                                                                                  
                   
       A escultura rococó requer mostrar com delicadeza um exagero nos detalhes.

       Arquitetura

          Mesmo propósito da escultura mais com mais detalhes, ouro e desenhos expressos na parede com tons claros e leves.


                       Mobiliário
         O mobiliário rococó é muito  enfeitado,com  muitos detalhes em ouro mas, é simplificado do barroco por isso menos detalhes. 




           Vestuário
         O vestuário rococó para as mulheres eram bem cobertos pois as mulheres eram muito valorizadas.
         Para os homens eram também muito cobertos e volumosos.





      Música

   
     Gênero musical
        O estilo de música utilizada no rococó é de difícil definição.
        É caracterizado por sarabandas, gigas, minuetos e outras galanteries.

          Principais Músicos e Obras Musicais

Um dos compositores deste estilo é Johann Christian Bach, filho mais novo de Johann Sebastian Bach.

Partitura

    Literatura

          A expressão “rococó” tem origem na palavra francesa rocaille, que designava comumente uma maneira de se decorar os jardins através do uso de rochas e conchas. Chegando ao século XIX, o estilo rococó passa a ser utilizado também para definir outras manifestações desenvolvidas nos campos da arquitetura e das artes ornamentais. No ano de 1943, graças à pesquisa de Fiske Kimball, esse movimento deixa de ser visto como uma variante do barroco para assumir características próprias. 

     Geografia 

 
           O rococó é um estilo que desenvolveu-se no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715.



      Contexto Histórico


           O Rococó é o estilo que predomina nas artes européias durante o século XVIII, para se atenuar e finalmente desaparecer nas duas últimas décadas do século, quando surgem as manifestações iniciais do neoclassicismo, que se inspirará, como as artes renascentistas, na antigüidade clássica greco-romana.






       Obrigada por ver nosso blog! estamos felizes pelo nosso trabalho!